Pular para o conteúdo
Imagem do postOutubro #VeryPINK

Outubro #VeryPINK

Já estamos na metade de Outubro, mês em que todos se mobilizam para relembrar a importância do combate a um dos males que mais afeta a saúde de milhares de mulheres no Brasil, o câncer de mama.

E como sempre é tempo de conscientização, a Veryrio não poderia ficar de fora! Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre prevenção e autoexame. Já fez o seu? Então conheça os sintomas, o passo a passo para o autoexame e o período ideal para fazer e compartilhe essa ideia com quem você ama!

Fique alerta com:

– Caroços nas mamas;

– Protuberâncias ou retrações da pele e do bico do seio;

– Secreções dos mamilos.

Passo a passo do autoexame:

No banho ou deitada na cama, coloque a mão atrás da cabeça. Com os dedos da mão contrária, realize movimentos circulares, iniciando pelo mamilo e se estendendo cuidadosamente por toda mama, até chegar à axila.

Depois, fique de frente para o espelho. Com os braços abaixados ao longo do corpo, observe o aspecto das suas mamas. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça, e veja se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Para finalizar, aperte o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.

Mas fique de olho: alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer. Por isso, se você percebeu alguma anormalidade procure um especialista para fazer um exame completo.

Quando fazer?

  • Recomendado para todas as mulheres, a partir dos 21 anos de idade.
  • O período aconselhável para realizar o autoexame é entre o 7.º e o 10.º dia do ciclo menstrual, quando as mamas não estão doloridas.
  • Mulheres que não menstruam devem escolher um dia do mês e respeitar o intervalo de 30 dias entre um exame e outro.

Vamos juntos lutar contra o câncer de mama.